What does the privacy-conscious era have in store for marketers?


Se você acha difícil acreditar, engraçado ou se sentir ameaçado por isso, a realidade é que o Google e a Apple têm se esforçado para se posicionar como os cruzados da privacidade online. Os movimentos que eles fazem terão grandes consequências no marketing digital e na publicidade.

Tanto a Apple quanto o Google têm um passado terrível quando se trata de lidar com dados de usuários, e eles estão se esforçando para deixar o passado para trás. Apple foi secretamente deixando desenvolvedores espionar sobre as conversas privadas dos usuários com seu assistente inteligente Siri. O serviço agora morto do Google Google, o Google Plus, tinha dados confidenciais vazados de mais de 52 milhões de usuários.

O impulso de privacidade do Google e da Apple

Em janeiro de 2020, o Google anunciado seu plano para eliminar cookies de terceiros do navegador Chrome até 2022. A empresa mais tarde retardado a implementação até 2023. Biscoitos de primeira festa ainda seriam permitidos, no entanto.

O Google está substituindo cookies de terceiros pelo Privacy Sandbox, e o Aprendizagem Federada de Coortes (FLoC) é um de seus maiores destaques. O FLoC agrupa usuários com comportamentos de navegação semelhantes em uma coorte. Ele compartilha apenas o ID de coorte em vez dos IDs individuais do usuário com anunciantes.

Cookies de terceiros (3P) são como as empresas de tecnologia de anúncios rastreiam os usuários na web. Eles constroem um perfil seu e usam esses dados para veicular anúncios direcionados.

Ao contrário do Google, a Apple não depende de publicidade para a maior parte de sua receita. A empresa de Cupertino vende iPhones, iPads, Macs, acessórios e serviços.

A atualização de software do iOS 14.5 da Apple exige que os usuários dêem permissão explícita para que os aplicativos rastreiem seu comportamento e vendam dados pessoais, como idade, localização, informações de saúde e hábitos de gastos para anunciantes.

O fabricante do iPhone tem anunciado que o próximo software do iOS 15 trará um novo recurso chamado Private Relay, que irá mascarar os endereços IP dos usuários. Também permite que os usuários façam login em sites com endereços de e-mail anonimizados. Isso pode ser um golpe para os anunciantes porque as empresas de tecnologia de anúncios e anunciantes recorreram ao e-mail como um substituto para cookies de terceiros.

O que isso significa para os profissionais de marketing?

Ninguém gosta de ser seguido por aí, seja on-line ou off-line. Uma série de vazamentos de dados de alto perfil e problemas de privacidade mudaram ainda mais a conversa na direção da privacidade do usuário.

De acordo com uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Pew Research Center, 72% dos americanos se preocupam em ser rastreados online por anunciantes.

Embora a mudança do Google possa ter assustado alguns profissionais de marketing, vale ressaltar que a Apple parou o rastreamento de cookies de terceiros em seu navegador Safari em 2017. O Mozilla Firefox fez isso em 2019. O Brave é outro navegador popular que bloqueia cookies de terceiros por padrão.

Como o Safari, o Firefox e o Brave já enfraqueceram os cookies de terceiros, a eliminação de cookies 3P do Chrome não terá um grande impacto, especialmente considerando que muitas pessoas usam ferramentas de bloqueio de anúncios para evitar pop-ups e anúncios irritantes. O navegador Chrome tem mais de dois bilhões de usuários.

À medida que os biscoitos de terceiros desaparecem, as coisas nocivas, ineficazes e inúteis construídas em cima dele também desaparecem. Os custos associados também cairão. Os anunciantes têm sido perder dinheiro devido a fraudes de anúncios, falsificação de domínio, publicidade maliciosa, e assim por diante.

O importante para os profissionais de marketing é encontrar os conjuntos de dados mais eficazes, analisá-los e implementar estratégias eficazes. Bons profissionais de marketing vão conseguir mesmo na era pós-cookie.

JPMorgan Chase foi exibindo anúncios em 400.000 sites um mês. Mas quando reduziram o número para apenas 5.000 sites (uma queda de aproximadamente 99%), tiveram o mesmo resultado. O mesmo resultado!

Os gastos com os outros 395.000 sites não contribuíram para o seu sucesso. Ele destaca o fato de que ter a maior quantidade de dados ou gastar mais dinheiro pode não contribuir muito para o sucesso de suas campanhas de marketing.

Tanto a Apple quanto o Google estão fugindo de seus problemas de privacidade passados. Eles não vão parar totalmente de rastrear usuários. Essas empresas ainda terão várias maneiras de coletar dados dos usuários. É só que eles vão te rastrear um pouco menos.

Os formulários ou métodos de coleta de dados podem mudar em um futuro próximo. Mas os profissionais de marketing sempre terão acesso aos conjuntos de dados relevantes.

Portas abertas para soluções inovadoras

Graças a tecnologias de ponta como blockchain e artifíciointeligência ial (IA), soluções inovadoras começaram a surgir para ajudar os profissionais de marketing a tirar o máximo de seus dólares de publicidade.

Ojamu é uma plataforma de tecnologia de marketing baseada em Cingapura que usa uma combinação de TOKENS de IA e não fungíveis (NFTs) para encontrar as estratégias de marketing mais eficazes para marcas, produtos e serviços. O objetivo é ajudar as marcas a executar anúncios eficazes no mercado consciente da privacidade e ferozmente competitivo.

Seus algoritmos de IA coletam centenas de milhões de pontos de dados nas indústrias-alvo. Ojamu tem um motor preditivo neural para analisar os dados e encontrar insights que moveriam a agulha. Elimina estratégias de marketing ineficazes para reduzir os gastos desperdiçados com intermediários de terceiros e campanhas desnecessárias.

Ojamu usa NFTs para dar às marcas acesso aos principais pontos de dados de uma vertical do setor, bem como conjuntos de dados correlacionados para descobrir os insights até então desconhecidos. Para evitar fraudes, má gestão de dados e vazamentos de privacidade, ele conta com plataformas de armazenamento descentralizadas para fragmentar os dados dos usuários e distribuí-los em vários nãos.

Embrulhando-o

A privacidade está recebendo cada vez mais atenção. Poderíamos ver a Big Tech, bem como os reguladores empurrando ainda mais na direção da privacidade. A eliminação de biscoitos de terceiros pode ser apenas o começo. Mas os comerciantes não precisam chorar falta. Haverá soluções que eles poderiam adotar para maximizar o ROI sem ter que rastrear todas as atividades on-line de seus prospectos.

As coisas não são tão sombrias como os profissionais de marketing podem pensar. Marcas ágeis sempre foram abraçadas a novas tendências. Eles encontram novas maneiras de aproveitar dados relevantes e acionáveis, não uma pilha de dados irrelevantes ou de baixa qualidade.

Soluções inovadoras como a Ojamu surgiram para ajudar marcas com seu marketing na nova era.

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