O jogo “move to earn” Stepn conseguirá evitar os problemas do “play to earn” Axie Infinity? | Opinião



Stepn está tendo um ano incrível. O aplicativo que recompensa usuários com tokens cripto por andarem, fazerem caminhadas ou correrem inaugurou um novo gênero de jogo chamado “move to earn” (ou “movimente-se para ganhar”). O utility token do jogo chamado green satoshi (GST) e o token de governança stepn (GMT) podem ser trocados por SOL, o token nativo da rede Solana ou pela stablecoin USDC.

Investidores iniciais do jogo estavam dispostos a compartilhar sua diversão e se gabar de seus lucros enquanto alguns afirmavam ganhar US$ 200 por dia ao se exercitarem fora de casa.

O preço do token GST começou a subir em março (não é possível ganhar GMT pelo aplicativo) em meio à primeira onda do hype do Stepn e atingiu um auge de US$ 8 no fim de abril antes de despencar junto com o restante do mercado de criptomoedas.

O preço caiu ainda mais após a notícia de que o Stepn estava bloqueando usuários na China e está sendo negociado em US$ 0,18 — uma queda de 97% desde seu recorde de US$ 9 registrada em 28 de abril.

Uma abundância de tokens GST também é um fator da recente queda de preço. Conforme percebido pela nossa equipe da Bybit*, o fornecimento em circulação do GST aumentou de 20 mil para quase 50 mil em maio.

Enquanto isso, uma análise da tokenconomia do Stepn revelou que, assim como muitos jogos “play to earn” (da sigla P2E para “jogue para ganhar”), adota uma estrutura cíclica — primeiro, faz com que usuários ganhem tokens do jogo para depois fazê-los gastar mais para obterem mais no futuro.

Novos jogadores de Stepn primeiro devem investir em tênis na forma de tokens não fungíveis (ou NFTs) e, em seguida, são encorajados a ganhar tokens do jogo que permitem que emitam mais NFTs de tênis, que podem ser alugados ou vendidos no mercado secundário e assim por diante.

No passado, esses sistemas já revelaram ser insustentáveis. Se nenhum capital externo for injetado no projeto, o ciclo futuramente irá reduzir o preço do token e haverá uma falha em atrair novos usuários para continuar o ciclo. Críticos a esses projetos podem usar uma descrição menos criativa: Esquema de pirâmide.

Mas chamar Stepn de esquema de pirâmide, que descreve uma fraude de investimento proposital, seria algo precipitado e injusto à equipe responsável. Muitos novos projetos implementam uma estrutura piramidal em suas fases iniciais para impulsionar o crescimento. É o que fazem após essa fase de impulsionamento que deve informar nosso julgamento final.

Por enquanto, é importante reconhecer o papel de pioneirismo do Stepn no emergente setor “move to earn”, em que projetos estão tentando unir o mundo real ao mundo virtual usando os mecanismos Web3 para fazer usuários saírem da frente das telas de computador e irem para o mundo real.

O Stepn está nos encorajando a sair de casa e adotar um estilo de vida mais saudável. Futuras inovações nesse setor irão se basear nessa ideia e seguir um ritmo parecido de integrar o mundo real ao setor Web3.

Em relação ao possível desempenho do Stepn no longo prazo, é válido analisar projetos P2E como Axie Infinity, que implementa um tipo similar de estrutura de token. 

Axie Infinity ficou popular em 2021 e teve aproximadamente 6,6 milhões de usuários. Por conta do enorme número de jogadores e sua emissão ilimitada de tokens internos, o mecanismo de “queima” do jogo era insuficiente. Axie criou uma oferta imensa de tokens que, combinada com uma queda gradual na demanda, gerou uma espiral de queda.

A história do Axie sugere que um modelo sustentável move to earn exigirá atualizações constantes para que a atividade continue sendo divertida e interativa e atraia um fluxo contínuo de novos usuários. Oferecer um rendimento sustentável pelo tempo e o dinheiro que usuários investem também irá contribuir para que a demanda dure.

A conclusão é que a equipe do Stepn terá de prestar atenção à tokeconomia do projeto e garantir que o preço do token continue sendo valioso. O Stepn também precisa garantir que o tempo que leva para que um usuário cubra seus custos não seja muito longo.

Existem sinais de que o Stepn entende esses desafios. Conforme nossos analistas perceberam, a empresa está ajustando o GST para cada emissão de tênis em resposta ao à oscilação de preço do token GST. Também acrescentou restrições como o período de espera de 48 horas e o nível mínimo de “tênis-pai” em NFT antes de poder emitir novos tênis.

Enquanto isso, o Stepn ainda precisa realizar iniciativas de staking, que podem ajudar a fomentar um preço razoável para seu token GMT.

Tudo isso demonstra certo planejamento sobre como tornar o jogo sustentável no longo prazo. Porém, a equipe terá uma árdua tarefa na expansão de sua base de usuários ao garantir que o jogo forneça uma experiência divertida e recompensadora.

Por enquanto, ainda não se sabe se o Stepn será capaz de fazer isso. Existe um risco de que o projeto sofra algo que afete a atual safra de desenvolvedores, como a capacidade de entender completamente o comportamento dos usuários e as necessidades de seus jogadores.

Estão visando investidores e as pessoas interessadas em ganhar dinheiro, e não os usuários verdadeiros que vão continuar nele e sustentar o jogo no longo prazo.

No geral, ainda estamos nos primórdios do setor move to earn e o Stepn ainda tem tempo para se adaptar e evitar os muitos obstáculos do Axie Infinity e do mundo play to earn. Porém, se o Stepn quiser ter êxito, é melhor que a equipe corra, e não ande.

*Artigo escrito por Bill Xing, líder de produtos financeiros na plataforma de negociação de derivativos cripto Bybit.

**Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.





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