Apagão na Solana? Paralisação inesperada na rede interrompe fluxo de blocos


A rede Solana enfrentou uma interrupção significativa em 6 de fevereiro às 10:22 UTC, marcando a primeira grande paralisação da rede em 2024. Engenheiros de todo o ecossistema Solana começaram a investigar a interrupção na mainnet-beta.

Fonte: Solana

Apenas 40 minutos após o início da interrupção, os validadores da Solana iniciaram os preparativos para um reinício da rede.

A produção de blocos na Mainnet-Beta da Solana foi interrompida, com a progressão dos blocos paralisada, enquanto engenheiros principais e validadores trabalhavam ativamente na investigação.

Impacto e resposta da comunidade

Usuários nas redes sociais começaram a notar que a blockchain da Solana não havia produzido um bloco em mais de 25 minutos, um atraso considerável dado o tempo de produção de bloco de 400 milissegundos da Solana.

O validador da Solana, stakewiz, notificou que os desenvolvedores estavam construindo um lançamento contendo uma solução para o problema. Uma vez construído e testado, mais instruções seriam liberadas para os validadores.

Além disso, os validadores começaram a gerar snapshots usando seu estado de ledger local para se prepararem para um reinício, enquanto os engenheiros principais ainda preparavam o lançamento.

Consequências e histórico de interrupções

A interrupção na rede Solana já começou a impactar as exchanges de criptomoedas, com a Upbit anunciando a suspensão de depósitos e saques de tokens baseados na Solana, como SOL, GMT, RAY e ACS.

Os engenheiros principais identificaram uma correção e estão construindo uma nova versão para os validadores atualizarem, disse o validador de rede @mtromp em um post X.

Esta não é a primeira vez que a blockchain da Solana enfrenta uma interrupção de rede ou paralisação na produção de blocos; a rede sofreu várias interrupções nos últimos anos.

Esta última interrupção será a 11ª vez nos últimos dois anos que a rede enfrenta problemas, destacando desafios persistentes relacionados à rede que os desenvolvedores tiveram que enfrentar, incluindo a necessidade de reiniciar a rede em várias ocasiões no passado.





Fonte: BITNOTICIAS.COM.BR